segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Noção de pixel e cor digital

Noção de pixel e cores

A palavra pixel é a junção dos termos Picture e Element e significa elemento de imagem. Podemos verificar a presença deles em todas as imagens que visualizamos. Há medida que damos zoom a uma imagem verificamos que essa vai perdendo a sua nitidez e tornando-se em quadrados de uma só cor. Esses pequenos quadrados são os tais pixéis, uma só imagem contem milhares de pixéis e são esses pixéis que dão a cor e a forma à imagem.

-Dean in pixels Por: Ihni


Cor digital

A cor é uma percepção visual estimulada pela presença da luz. E onde há luz há diferentes níveis de cor assim como pode variar dependendo do equipamento em que for visualizada. O conceito ‘digital’ deriva do sentido “representação numérica” o que quer dizer que a cor digital é a cor das imagens digitais, querendo dizer, das imagens formadas por números.

Os modelos mais utilizados são os “RGB” e “CMYK”. O modelo “RGB” (red, green, blue) é utilizado na reprodução de cores em dispositivos electrónicos como por exemplo em monitores, scanner e maquinas ditais. Já o modelo “CMYK”(Cyan, Magenta, Yellow, Back) é utilizado para impressoras e fotocopiadoras.


Sem comentários:

Enviar um comentário