terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Codificação de imagem

Necessidade de compressão

Numa imagem digital está presente milhares de pixéis. Quantos mais pixéis a imagem tiver mais resolução e tamanho tem a imagem. Devido a esse facto é necessário recorrer à compressão de imagens para poupar espaço e tempo por elas acumulado. Existem vários formatos em que a compressão pode ser feita. Os principais são: JPEG, GIF, TIGG e PNG.
Existem dois tipos de compressa: A compressão com perda de daos e a compressão sem perda de dados.


Na compressão com perdas é notória a perda de dados devido ao facto de que a resolução da imagem ser mais crucial que o seu aspecto. O formato JPEG utiliza este tipo de compressão em imagens, assim como o formato GIF. Neste última essa perda é muito mais visível.

Na compressão sem perdas de dados é valorizada a qualidade da imagem não se dando importância ao tamanho ou peso envergado pela imagem. Este requisito é cumprido de forma mais eficiente nos formatos PNG e TIFF.

Cor real


Numa imagem a cor real aquilo que visualizamos a olho humano corresponde ao que visualizamos numa imagem. Ou seja não sofreu nenhuma alteração na sua cor.

Exemplo:
Na seguinte imagem vemos varias laranjas a cor-de-laranja, e é essa a sua cor na realidade. Elas também são cor-de-laranja quando as olhamos a olho humano. A sua cor não sofreu nenhuma alteração.

- Orange Por: CARO77

Cor falsa

Numa imagem a cor falsa aquilo que visualizamos a olho humano da realidade não corresponde ao mesmo que visualizamos a olho humano. Geralmente as cores falsas são utilizadas para mostrar dados que não são visíveis a olho humano.

Exemplo:
Na seguinte imagem verificamos que a casca do caracol é arco-íris e que o próprio caracol esta a verde. Mas na realidade, quando vimos um caracol ao vivo a sua casca é castanha e o caracol é um cinzento acastanhado

-Vital Colors – Por: retrospectlv3

1 comentário: