quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Noções de codificação e compressão de som digital

CODER sem compressão e com compressão

Os codec's sem perdas, são codec's que codificam som ou imagem para comprimir o arquivo sem alterar o som ou imagem originais. Se o arquivo for descomprimido, o novo arquivo será idêntico ao original. Esse tipo de codec normalmente gera arquivos codificados que são entre duas a três vezes menores que os arquivos originais. São utilizados em rádios e emissoras de televisão para manter a qualidade de som ou imagem.
Exemplos desse tipo de codec de som são o flac, shorten, wavpack e monkey's audio.


Os CODECs com perdas são os que codificam som (ou imagem), gerando uma certa perda de qualidade com a finalidade de alcançar maiores taxas de compressão. Essa perda de qualidade é balanceada com a taxa de compressão para que não sejam criados artefactos perceptíveis. Por exemplo, se um instrumento muito baixo toca ao mesmo tempo que outro instrumento mais alto, o primeiro é suprimido, já que dificilmente será ouvido. Nesse caso, somente um ouvido bem treinado pode identificar que o instrumento foi suprimido. Os CODECs com perdas foram criados para comprimir os arquivos de som (ou imagem) a taxas de compressão muito altas. Alguns exemplos de CODECs com perdas são o Ogg Vorbis, MP3, AC3 e WMA, para som.


Formatos deficheiros de audio



mp3 – Sigla para MPEG 1 Layer-3. É um padrão de arquivos digitais de áudio criado pela Moving Picture Expert Group (MPEG). O formato mp3 é o formato de áudio mais utilizado pelos os utilizadores de ficheiros de áudio. É um formato de áudio com perdas mas sendo elas tão ligeiras, o ouvido humano nem dá pela sua diferença. A sua taxa de compressão é medida em kbps, sendo 128 kbps a qualidade padrão, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 90%, ou seja, uma razão de 10:1. Essa taxa de compressão actualmente pode chegar até 320 kbps, a qualidade máxima, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 25%, ou seja, uma razão de 4:1, passando antes por 192 kbps, 256 kbps, ou seja, o máximo de qualidade que pode ser tirado em MP3.

Wav/wave
- Sigla para WAVEform audio format é um formato-padrão de arquivo de áudio da Microsoft e IBM Esta extensão de arquivos Wave traz informação sobre número de canais, se em mono ou estéreo, entre outras.
aiff - Sigla para Audio Interchange File Format Este formato de som foi originalmente utilizado em computadores Apple e SGI (Silicon Graphics). Os ficheiros de som são armazenados num formato monoaural (mono ou de um canal) de 8 bits, que não é comprimido, podendo resultar em ficheiros de grande dimensão.

au – Sigla para UNIX Audio Regra geral, este formato de ficheiro é utilizado para criar ficheiros de som para computadores UNIX ou para a Web.

mid /Midi – sigle para Musical Instrument Digital Interface Este é um formato padrão para o intercâmbio de informações musicais entre instrumentos musicais, sintetizadores e computadores.


Wma – sigla para Windows Media Audio Este é um ficheiro de som que foi comprimido utilizando o codec (codec: abreviatura de compressor/descompressor. Software ou hardware utilizado para comprimir e descomprimir multimédia digital.) áudio do Microsoft Windows Media, um esquema de codificação áudio digital desenvolvido pela Microsoft, que é utilizado para distribuir música gravada, normalmente através da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário