O som digital é uma representação digital de uma onda sonora por meio de código binário. O processo que envolve, na captação ou gravação, a conversão do som analógico para digital e na reprodução, a conversão do som digital para analógico permite que o som seja armazenado e reproduzido por meio de um CD, MiniDisc, DAT etc.

Frequência
A frequência é a característica que permite distinguir sons agudos ou altos de sons graves ou baixos. Esta característica está ligada ao número de vibrações em cada unidade de tempo, com a frequência de vibração das ondas sonoras.
Resumindo:
Maior a frequência da onda sonora: mais agudo ou alto será o som
Menor a frequência da onda sonora: mais grave ou baixo será o som
Amplitude
A amplitude de uma onda de som é o grau de movimento das moléculas de ar na onda, que corresponde à intensidade da rarefacção e da compressão que a acompanham. Quanto maior a amplitude da onda, mais intensamente as moléculas golpeiam o tímpano e mais forte o som é percebido.

Timbre
O timbre é aquilo que distingue a qualidade do tom ou voz de um instrumento ou cantor, por exemplo, a flauta do clarinete, o soprano do tenor. Cada objecto ou material possui um timbre que é único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz.

Sem comentários:
Enviar um comentário